A campanha Pobre Paga Mais faz parte das ações de busca pela justiça fiscal dos Agentes Fiscais de Rendas do estado de São Paulo, servidores de carreira de estado responsáveis pela arrecadação tributária e o combate a sonegação.
Nosso intuito é alertar a população e debater a realidade da política tributária existente em São Paulo.
Hoje a maior carga tributária recae sobre as faixas sociais que recebem os menores salários, contrariando frontalmente a Constituição Federal (Art 145) e a Constituição Estadual de SP (Art 160). Aqueles que ganham menos pagam proporcionalmente muito mais impostos que aqueles que ganham mais.
Isso ocorre devido ao enorme peso dos impostos sobre o consumo e o baixo peso dos impostos sobre os grandes patrimônios
Além disso, muitas vezes a tributação no consumo tem alíquotas altas para produtos e serviços que nem de longe podem ser considerados supérfluos.
Para se ter uma ideia, hoje 25% da conta de internet banda larga no estado de São Paulo são impostos, elevando o valor do serviço e dificultando seu acesso.
E não para por aí, por uma falta de debate tributário adequado, a internet é também classificada como item supérfluo, igual à tacos de golfe, equipamentos de sauna, bolinhas de tênis ou perfumes, por exemplo.
O Fisco Paulista acredita que a igualdade de oportunidades começa na justiça fiscal e o primeiro passo para mudarmos isso é a conscientização de todos!
Compartilhe!